20.8.10

Dando baby steps no caminho da recuperação..

Até agora já descobri umas teorias bem engraçadas sobre a procrastinação. Não sabia que podia ser um problema tão grande, que afecta tanta gente. Os modos de a combater passam quase todos pelo mesmo, organização, planeamento, desdobrar tarefas grandes em tarefas mais pequenas que possam ser executadas em 1, 2 horas no máximo, fazer to do lists, mas também se aprendem uns truques engraçados como começar o dia com a tarefa que menos gostamos, livrarmo-nos dela até ao fim da manha, e deixar o resto do dia livre para outras tarefas que gostamos mais. Eu hoje por exemplo comecei por lavar o material que tinha deixado de ontem para hoje (odeio lavar loiça seja em casa, seja no lab) e já me sinto mais aliviada e com menos sentimentos de culpa. Depois de almoço, irei começar logo o protocolo de determinação da actividade das amostras e depois se ainda tiver tempo planeio adiantar a parte escrita da tese, que está encalhada há não sei quanto tempo.
Ontem fiz uma to do list para a minha vida pessoal, ainda está bastante incompleta, mas agora sempre que me lembrar de alguma coisa que quero fazer, vou escrever lá. Fiz também uma wishlist, para me lembrar de coisas que eu gostava de ter para mim, porque ás vezes nem eu sei o que comprar para mim, quanto mais coisas para me oferecerem.
Apesar de já ter organizado o trabalho para hoje, ainda tenho que fazer uma lista a mais longo prazo, porque ao mesmo tempo que trabalho, tenho que escrever a tese e estudar para os exames de setembro, sem dar em doida. Tenho que rentabilizar as horas mortas que tenho no lab para me concentrar em fazer avançar a parte escrita da tese, para dedicar os serões ao estudo. Não me posso perder horas esquecidas em frente ao pc a ler blogues, nem em frente à tv quando chego a casa só porque estou demasiado cansada para começar logo o jantar. Tenho que parar de adiar e começar a fazer hoje. Agora.

Sem comentários: