17.3.10

Odeio#4

Facto:
Eu não tenho carro. Como tal, grande parte das minhas deslocações são feitas em transportes públicos que não tenho à minha porta e que na maioria das vezes não param à porta dos locais onde quero ir. Portanto, ando bastante a pé. Se andar a pé é coisa que não me incomoda particularmente, tirando quando está um frio do caneco, a chover a potes, ou um calor que me impede de respirar, incomoda-me que não haja respeito por quem anda a pé.

E para quem anda a pé, existem umas coisas chamadas passeios, que para quem não sabe (ou seja, grande parte dos condutores) são assim umas faixas brancas que normalmente existem ao lado da estrada e que geralmente põem os saltos dos sapatos numa desgraça. Essas coisas, os passeios servem para os peões andarem e não para estacionar a porcaria os carros. Eu sei, eu sei que na grande maioria dos sítios o estacionamento é insuficiente, mas não é desculpa pra ninguém, muito menos para vós, sedentários, que usam o carro para ir à esquina comprar tabaco.

Outra coisa muito gira que também existe para os peões são umas riscas brancas desenhadas na estrada que servem para os peões atravessarem de um lado para o outro sem serem trucidaos por um animal que circula a 100 à hora num sítio onde só devia circular a 50 ou menos. Eu sei que nem sempre há tempo para parar em segurança, mas convenhamos que na grande maioria das vezes os condutores fazem-se de cegos para aquela pessoa que está à beira da estrada, a levar com a água que os condutores dos bólides lhe atiram para cima, quando chove. Não raras vezes já mostrei o dedo do meio a estas pessoas, já barafustei, fiz sinais com os braços, chamei nomes. Em contrapartida chamaram-me vaca. Não me importo, desde que no fim me deixem passar.

Por isso, se há coisa que eu odeio, e não é pouco, são:

- carros estacionados em cima do passeio.
- condutores que não param nas passadeiras.
- condutores que não respeitam sinais vermelhos para eles, quando já está verde para o peão.

E sim, tenho carta e conduzo. Tenho telhados de vidro, mas há coisas que não têm desculpa.

2 comentários:

Rachelet disse...

Totalmente de acordo.
Aqui para cima não somos tanto de estacionar nos passeios, mas em contrapartida, temos a filosofia da 2.ª fila bem arreigada.

Mary disse...

Carros em segunda fila também odeio, mas isso é quando vou a conduzir. Também tenho uns ódios de estimação quando sou eu que estou a conduzir...tenho de fazer um post com esse também:)