21.3.11

Querido Blogue,

como sempre fui magra nunca precisei de me preocupar com o que comia nem de ter grandes cuidados com o meu corpo. Também nunca fui pessoa de fazer exercício físico e o fim das aulas de educação física foram para mim uma autêntica bênção. O esforço, o suor, as dores, não são coisas com as quais eu me dê bem. Sempre fui completamente sedentária e desde os meus 18 anos que o máximo de exercício que fiz foi correr para o comboio. Sempre me considerei uma pessoa saudável e como a minha silhueta nunca me inspirou muitos cuidados nunca consegui perceber o objectivo de me enfiar no ginásio a cansar o corpo. Nem o maluquinho do exercício físico que é o meu namorado me conseguiu convencer a ir com ele e o meu exercício preferido continuou a ser fazer zapping no sofá.
Apesar de magra, sempre tive alguns complexos com o meu corpo que não incluíam celulite, ou flacidez, ou partes moles e gelatinosas. Até que por esta altura no ano passado apanhei um susto enquanto experimentava roupa num provador. A celulite tinha tomado conta das minhas coxas e o meu traseiro, que um dia fora rijo, estava mais mole que gelatina em dias de calor. Convenci-me que pouco ou nada poderia fazer contra o facto de o meu corpo já não ser o que era e resignei-me a continuar no sofá. 
Feliz ou infelizmente começou a crescer em mim um certo incómodo com o que se passava ali nas minhas pernas e não sei se inspirada pelo The Biggest Looser, se por outra coisa qualquer comecei a convencer-me que ficar no sofá talvez não fosse a solução. Comecei a procurar planos de treino e a ideia de frequentar um ginásio deixou de parecer tão descabida. Resolvi que assim que arranjasse um emprego iria inscrever-me num ginásio e que até lá podia dar umas corridinhas aqui pelo bairro. Depois a preguiça voltou e achei que para correr precisava de uns ténis XPTO que fossem adequados para correr. É verdade que preciso e que devia usar uns, mas depois de mais umas semanas a anhar no sofá, caí em mim e percebi que os ténis eram só mais uma das minhas desculpas. 
Hoje comecei o meu treino. Fiz o aquecimento e lá fui eu. A ideia era começar com uma marcha acelerada e depois começar a corrida bem devagarinho. Devo dizer que estou em pior forma do que aquilo que achava. Dez minutos em marcha rápida e estava literalmente K.O. Fiz os alongamentos e voltei para casa. Não foi o começo que eu achava que ia ser mas foi um começo. Amanha há mais. Entretanto, tenho a certeza que logo à noitinha dormirei como um bebé.

Sem comentários: