25.1.12

Querido blogue,

há um fenómeno no mundo do recrutamento que eu nunca consegui perceber. Se todas as empresas pedem experiência, mas ninguém a está disposto a dar, onde é que a malta acabadinha de sair da faculdade e outros como eu com 9 meses de um qualquer estágio profissional a vão arranjar? A sério, gostava que alguém ligado à àrea dos recursos humanos me explicasse isto, porque eu por mais voltas que dê não consigo chegar lá.

11 comentários:

Rachelet disse...

Ou mente descaradamente ou faz como eu e tantos outros coitados fazem e sujeita-se a escravatura, perdão, estágios não remunerados para «criar currículo».

É triste que assim seja, mas o nosso mercado de trabalho pura e simplesmente não investe no capital humano.

Mary disse...

A quem o dizes: 9 meses de estágio (remunerado, apesar de tudo) a trabalhar praticamente sem formação nenhuma na área e 1 mês de terminar o meu estágio, sem nada ao fazer prever, metem outro estagiário para assumir as minhas funções apenas porque é mais barato. O estagiário está-lhes a custar metade daquilo que eu lhes custaria se me fizessem um contrato.
Quanto à historia de ter ou não ter experiência não me atrevo a mentir, porque com a minha falta de jeito para mentir era logo apanhada e estágios não remunerados não é algo que surja muito na minha área (engenharia). Estou, portanto, um bocadinho sem saber muito bem para que lado me hei-de virar.

Anónimo disse...

é uma treta. gosto muito quando se põem com esse paleio da experiência e depois ainda rematam com o "é preciso dar oportunidades aos jovens, mas, sabe, um estagiário consome-nos muito mais tempo e esforço - não pagamos porque estamos a gastar recursos..."

wtf?:/

D. disse...

É mesmo verdade...também penso imenso nisso, se ninguém me dá emprego pela primeira vez, é suposto eu adquirir experiência como? Por osmose??

S* disse...

Já trabalhei em RH e também não compreendo esses anúncios. Tal como não compreendo anúncios para "estágios curriculares" (curriculares não devia significar que estão incluídos num plano de formação académica, plano curricular?), sendo que para alguns desses fabulosos estágios "remunerados" com bolsas de alimentação e, num acesso de generosidade do empregador, de bolsa de transporte, pedem experiência anterior em funções semelhantes. Sim, eu já vi anúncios assim. E a um dos últimos respondi, dizendo que estou disponível para trabalhar desde que não seja de graça.

Por isso lamento não poder ajudar com uma explicação válida. A única explicação que tenho é que a "crise" tem costas largas e bem largas, porque é a desculpa para muitos patrões explorarem e escravizarem de forma vergonhosa as pessoas que desesperam por uma oportunidade...

Nokas disse...

Infelizmente é uma realidade...

Mary disse...

earlymorningtalk: Esse argumento é do mais ridículo do que já ouvi. Tudo bem que um estagiário dá trabalho e demora até que se torne autónomo e auto-suficiente, mas também acho que um estagiário é uma força de trabalho incrível, porque vêm frescos e acabadinhos de sair na faculdade cheios de ideias e projectos, se for bem aproveitado. Claro que a maioria das empresas não quer saber disso para nada e só quer o trabalho feito: "Não estás aqui para ter ideias, estás aqui para fazer o que te mandam". E isso é muito triste.

Mary disse...

D: Não faço a mínima ideia, mas acho que é exactamente como diz a Rachelet - estágios não remunerados que é como quem diz trabalho escravo. A verdade é que uma pessoa acaba por se sujeitar a tudo porque mais vale ganhar experiência do que estar em casa a acumular mofo no cérebro. Acabei de responder a um anúncio para um estágio desses - a ver vamos.

Mary disse...

S**: Sempre tive esperança que alguém de RH me soubesse explicar. Se calhar é uma espécie de mito urbano... ninguém sabe porquê, mas tem de se colocar como requisito em todos os anúncios ter de ter experiência ainda que se trate de um anúncio para primeiro emprego, ou para estágio curricular como dizes:P
Ai a crise...a crise é a a desculpa perfeita para continuar a explorar trabalhadores, a manter salários baixos e a aumentar o trabalho precário.

Carlota disse...

Eis uma questão que também me inquieta.

Mary disse...

Carlota é uma questão que pelos vistos inquieta muita gente.