4.6.11

Declaração de voto já em dia de reflexão

- Não voto PS porque me recuso a tomar parte na reeleição do Sócrates.
- Não voto à direita (CDS e PSD) por ideologia, nasci de esquerda, vou morrer de esquerda apesar de discordar por completo dos moldes em que a política social se pratica actualmente. Recuso o modo como as prestações sociais (RSI e subsídio de desemprego) acabam por desincentivar a procura de emprego por na maioria dos casos permitirem a quem beneficia deles ter uma situação económica mais vantajosa ficando em casa do que indo trabalhar.
- Numa conjuntura económica diferente votaria BE ou PCP, mais por falta de alternativas do que por mérito destes partidos, no entanto e face à rejeição destes partidos quanto ao pedido de ajuda externa, nestas eleições nem o BE nem o PCP são a solução.
- Por outro lado Pedro Passos Coelho parece-me pouco mais competente do que Sócrates e aquela agenda neo-liberal que o PSD tem escondida debaixo do acordo da troika assusta-me e muito. Apesar de saber que o país beneficiaria com algum desse liberalismo, caso  fosse bem implementado, o que duvido muito que venha a acontecer (dou 6 meses a Passos Coelho para se transformar numa cópia do Sócrates mandão, arrogante e delinquente político). Mais me assusta a hipótese de uma coligação de maioria absoluta com o CDS. A todos aqueles que vêm o CDS com alternativa eu relembro os anos de coligação de Portas com Durão Barroso. Por um acaso saiu algo de bom daí? Não. Portanto CDS não é solução, por muito que goste de ouvir o Paulinho das feiras cantar aos ouvidos do povo todas as músicas que queremos ouvir. Mas só de pensar num governo com Catroga e Bagão Félix vêm-me o jantar todo à boca.
- De modo a impedir o coligação de direita era menina para ir lá botar a cruz no BE mas a minha consciência não me permite.
- Em branco também não voto porque fico sempre com o receio que alguém aproveite e faça uma cruzinha à socapa enquanto se contam os votos.
- Não me apetecia anular o voto porque acho que votar é um dever mais do que um direito, mas desconfio que é isso que vá acontecer uma vez que não me consigo identificar com nenhuma força política, com nenhum candidato, com nenhuma ideologia. Talvez acrescente um quadradinho e vote na troika ou no FMI. Sou uma descrente da política neste momento. E como eu acredito que haja muitos. Se isto não é um mau sinal então não sei o que será.

1 comentário:

Cat disse...

Mary, revi-me por completo no teu texto.
Isto é de facto muito mau sinal :(