13.9.10

Regresso ás aulas

Dia de início de um novo ano lectivo e eu na faculdade, não para ter aulas, mas para estudar. O ano é novo, mas os broncos são os mesmos. E bambis, bambis por todo o lado que me tratam por você e me fazem sentir velha. E os veteranos do segundo ano a acharem-se muito crescidos e a olharem para mim pelo canto do olho, como quem diz nunca te vi aqui, sem saber se hão-de meter conversa, e eu com vontade que eles se atrevam só para ter o prazer de os chutar para canto com duas bocas bem metidas, de os humilhar em frente aos bambis. Bambis assustados por pessoas que apenas lhes levam um ano de frequência de faculdade, como se isso fosse sinal de grande sabedoria.
Já não tenho paxorra para isto, para os bambis cheios de fé a vestir a camisola do curso, a berrar só porque sim, a beber só porque todos bebem e se não bebermos não somos bambis fixes e os veteranos não gostam de nós. Afinal o secundário nunca acaba - haverá sempre os populares e os outros e eu cada vez menos sou carneiro para me juntar à manada.
Já fui bambi, já fui veterana. Agora definitivamente já não encaixo aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu entendo esse sentimento plenamente porque estou na mesma situação.

Falta-me uma cadeira para acabar o curso, embora já trabalhe.

E no fundo, no fundo, só quem anda em engenharia é que entende esta dor e este desencaixe.

Mary disse...

Porquê só quem anda em engenharia?

Acho que se tivesse que ter aulas este ano me dava uma coisa.

Mary disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Porque acaba por ser sempre mais penoso.

E comum.

É a minha opinião, pelo menos.

Mary disse...

É bem capaz:)
Ainda hoje pensei: mas porque raio escolhi eu uma engenharia?

Anónimo disse...

Para dizer a verdade, já nem me lembro porque o fiz :/

E não sei se me arrependo ou não.

Talvez escolhesse na mesma, mas OUTRA engenharia.

Outra situação comum (pelo menos já assisti a algumas e cada vez com mais frequência) é, por exemplo, pessoas que terminam engenharia e depois de acabarem e começarem a trabalhar, desistem e decidem fazer algo completamente diferente.

' Claudjinha disse...

nem sabes como gostei de ler isto.
realmente, dizem que o secundário acaba na faculdade, mas não é totalmente verdade isso, uma vez que, na faculdade, se não fores as praxes, se não beberes até caires, etc, já não és tão "cool". acho isso uma cena péssima... mas acontece.

já tive a minha fase, este ano vou afastar-me da carneirada também. maturidade é isso.

beijinhos

Mary disse...

Menino da mamã - eu não escolhi engenharia, foi a minha segunda opção, e ainda bem porque se tivesse entrado na primeira, hoje estaria na fila do centro de emprego. Escolhi engenharia sem saber o que fazia um engenheiro - nem sequer tenho um na minha família. Acho que ainda hoje não sei o que é um engenheiro.:/
Não me arrependo, apesar do curso ter sido um parto difícil (agora que pensei, percebo melhor a parte de ser penoso:P). Não escolhia outra engenharia, mas de certeza que escolhia outra area.

Mary disse...

Claudjinha - são fases que acho que todos tempos que passar, para podermos crescer como pessoas e fazer as escolhas que definem o nosso caracter.
Eu cada vez menos tenho menos espírito de manada, felizmente penso pela minha cabeça e já consigo ter cada vez medo de estar/ficar sozinha.

Suspiro disse...

Eu nunca me encaixei muito nessas coisas! Sim, fui à praxe ( o mínimo possível e sem muitas misturas) e usei traje mas não me senti mais integrada por isso! ;) beijocas

Mary disse...

Eu fui ás praxes que comparadas com outras praxes que se fazem por aí, foram uma brincadeira de crianças. Basicamente foi dar-nos a conhecer uns aos outros, conhecer pessoas e uma visita guiada pela faculdade. Muito, muito soft mesmo. Claro que havia jantares, uma vezes fui, outras não. Não trajei. Não fiz benção das fitas. Não me arrependo nada, não ia ter mais amigos se o tivesse feito.