1.9.10

Das imitações

Uma coisa que me faz um pouco de confusão é as pessoas gastarem dinheiro em imitações. Imitações de marcas que querem e geralmente não têm dinheiro para comprar. Ora, para mim isto não faz qualquer sentido. De que me serve comprar uns Ray-Ban falsos se aquilo que eu mais aprecio nos óculos é a excelente qualidade das lentes? Qual o objectivo de comprar uma LV (que eu por acaso até abomino) de plástico que ainda por cima toda a gente sabe que é falsa?
Vou dar um exemplo: toda a gente sabe que nas praias do Algarve, o que não falta, para além das bolas de berlim, são vendedores de imitações das marcas mais in da estação. Este ano abundavam os óculos Ray Ban Wayfarer e Carrera e não faltavam eram imitações de malas Carolina Herrera, vermelhas, azuis, camel, para todos os gostos. A minha tia, que é uma rapariga ainda nova com 34 anos acabados de fazer, caiu-se de amores por uma destas malas. Até aqui tudo bem, de vez em quando eu também me caio de amores por coisas caras. O pior é que sendo a original demais para o bolso dela, resolveu indagar quanto lhe custaria uma malita falsa. Chamou-se lá o marroquino que ia a passar e veio-se a saber que o sr. pedia 80 euroides pela mala. Por uma mala de plástico. Por uma mala de plástico que se via a léguas que era falsa. Fiz logo as contas de cabça, por 80€ comprava já uma boa mala de pele na Zara e se calhar ainda me sobrava dinheiro. Por esta altura começo a olhar para a minha tia de lado e digo-lhe para não comprar, que é muito cara, que não vale a pena gastar dinheiro nisso e que mais vale juntar esses 80€ com mais uns trocos e se quer tanto o raio da mala que compre mas é uma original (que não faço ideia quanto custa, digo desde já). O preço ainda baixou até aos 50€ (se não me engano) mas, o negócio acabou por não se fazer. Sei, no entanto, que se eu não estivesse ali a minha tia tinha comprado a mala, tal como fez o meu tio que comprou uns óculos Carrera (e ainda me tentou fazer inveja com eles. Como se eu tivesse inveja de óculos falsos e ainda por cima do mais azeiteiro que há..humpf!).
Adiante, o que a maioria das pessoas desconhece sobre o mundo das imitações e das réplicas de marcas é que é um mundo dominado essencialmente pela máfia. A máfia rouba, mas a máfia também imita, a máfia vende barato, a máfia faz dinheiro. A máfia faz imitações em fábricas da China, usando para isso produtos altamente tóxicos e cancerígenos, sobre os quais não há qualquer controlo das autoridades. A máfia recruta aqueles marroquinos, ou paquistaneses, ou seja lá que nacionalidade for, em África e noutros países em que a miséria é extrema, aliciam-nos com propostas de uma vida melhor na Europa e assim que os apanham, escravizam-nos deixandos sem documentos e obrigando-os a trabalhar por tuta e meia, vendendo produtos falsos.
É isto que a maioria das pessoas que compra produtos falsos desconhece, que estão a alimentar um mercado paralelo, um mercado sujo, em que se traficam humanos, só para que a Lili Caneças da Reboleira se possa exibir com uma mala Carolina Herrera.
E é por  isto, por uma questão de principio que não compro imitações deste género.

3 comentários:

L.T. disse...

isto para mim é o mesmo que esses jovens, de modo geral de tendencia comunistas, que dizem, enquanto passam as tardes enfiados nos matos da universidade a fumar maconha, que tal e tal pessoa não tem consciência social. por mim, cada um faz o que quer, mas uma pessoa que compra maconha de um pivete na rua e fuma como se fosse a coisa mais legal no mundo não pode, definitvamente, dizer que alguém não tem con^sciência social.

Anónimo disse...

Oh minha senhora , nao estamos no tempo do salazar !

Anónimo disse...

So digo uma coisa, ate as marcas supostamente originais, utilizam a china e esses paquistaneses e africanos ou raio la como lhes chamas para fabricarem as 'supostas' malas e oculos originais

Se calhar o custo de produçao e de 50€ e vendem por 200 ou 300€

Entao para mim prefiro pagar 20 ou 25€ por uns oculos imitaçao do que dar 150 por uns verdadeiros, se o custo de produçao nem passou dos 30€