29.9.14

Querido blogue,

provavelmente é defeito da minha formação em ciências exactas (sim, matemáticas, químicas e coisas palpáveis que podem ser vistas e medidas e espante-se traduzidas em números) mas não me tentem vender a psicologia de algibeira como ciências comportamentais. Correndo o risco de parecer muito narrow minded, meus queridos, aquilo não é ciência. Chamem-lhe análise e estudo de comportamentos, chamem-lhe o que quiserem, mas ciência não. Livros de auto-ajuda não são ciência. São tão e somente um monte de lugares comuns e bom-senso  que toda a gente deveria ter, acaso os pais lhe tivessem dado educação em condições.
"sê tu mesmo" "sorri" "se fizeres coisas boas, coisas boas vão acontecer" ah-ah-ah
E se eu quiser ser um filho da puta trombudo e invejoso? Estou a ser eu mesmo. Acaso deveria ser outra coisa?

2 comentários:

Panda disse...

Esses livros de auto ajuda não são Psicologia. São livros que se vendem com o intuito de enganar as pessoas e dizer-lhes que a Psicologia é aquilo. Mas não, a Psicologia é ciência cognitiva e comportamental. Eu estudo Psicologia e garanto que não há tal coisa como Psicologia de algibeira. Nós estudamos biologia, genética, neurociências, portanto, como vê, tudo ciências palpáveis. E a partir dessas ciências palpáveis inferimos a nossa.

Mary disse...

Panda, não tinha nem nunca tive má ideia da psicologia, antes pelo contrário. Se calhar tive muito azar com a professora que me calhou.