14.9.14

Coisas que me atormentam


Porque é que as pessoas mentem? Se há coisa que me atormenta é essa. Porque é que as pessoas mentem? Porque é que alguém acha que é melhor uma mentira piedosa do uma verdade desagradável? Porque é que depois de eu ter pedido revisão salarial, a minha chefe me diz que ninguém foi aumentado e eu venho a descobrir mais tarde que os meus dois colegas tiveram aumento? Porque é que ele diz que gosta de mim e depois diz que não está preparado para uma relação? Porque é que a minha tia diz que não vai estar cá este fim-de-semana para cumprir obrigações familiares em vez de dizer que não pode porque o marido faz anos no sábado? Porque é que a minha amiga diz que depois me liga se não tem intenções de o fazer? Mentir-me é das piores coisas que me podem fazer. Acaso é melhor uma verdade dolorosa do que tentar fazer-me passar por parva? Para me proteger? De quê? De quem? Delas próprias, talvez. Porque a verdade revela as insuficiências da outra parte? Porque é que as pessoas mentem? Porque é que não escolhem a honestidade? 

2 comentários:

Vanessa disse...

Acho que é mesmo a necessidade de proteger o outro, de não desiludir (há poucas ocasiões em que gostamos deliberadamente de desiludir o outro). Se não viesses a saber a verdade se calhar ficavas satisfeita com a versão polida.
Mas pronto, também acredito que o caminho ideal devia passar pela verdade, embora eu própria por vezes vacile...

Mary disse...

Percebo a parte de não querer desiludir, mas continuo a achar que a verdade é sempre melhor. Para além da desilusão a mentira revela uma tremenda falta de respeito.